Ter experiência em neurovendas e combinar este entendimento para envolver seu público pode ser um elemento chave para os resultados do seu negócio.
No cenário atual, para se destacar diante de tanta concorrência, você precisa fazer muito mais do que utilizar técnicas clássicas ou ultrapassadas.
O comprador de hoje está cada vez mais exigente e se você não souber como levar este comprador em uma jornada de compra que toque em suas emoções, dificilmente alcançará resultados satisfatórios.
Para ter sucesso nas vendas, os desafios são muitos, desde a feroz concorrência global e a crescente pressão sobre as margens de lucro e benefícios, até o poder dos consumidores experientes na compra pela Internet.
Se você não sabe como funciona o cérebro de seu comprador, você está perdendo tempo e dinheiro e infelizmente destinado à falência.
É fundamental compreender as necessidades de seu comprador, mesmo que ele não esteja ciente sobre essas necessidades.
A Neurosales mostra abordagens, processos, insights e argumentos bastante eficazes baseados no comportamento do cérebro humano e em sua maneira especial de fazer escolhas para que o processo de compra e venda ocorra de uma forma a levar o cliente a uma experiência totalmente nova e única, que o faça viver e sentir emoções ao longo deste processo.
Lembre-se de que os sentimentos é que produzem as vendas.
Neste artigo vou falar sobre os benefícios competitivos de entender o cérebro e o comportamento do consumidor para acelerar suas vendas e obter resultados exponenciais em seu negócio, e assim garantir seu sucesso, sua renda e sua permanência no mercado.
Os ensinamentos da neurociência e as técnicas de marketing somados são fundamentais para esta conversão e, portanto, novas vendas futuras, em conclusão, se você conseguir levar seu comprador a uma jornada de compra cheia de emoções com certeza fará negócios com você novamente, pois ele procurará viver as mesmas emoções que viveu na compra anterior, lembre-se disso.
Este entendimento fará com que seu negócio venda muito mais e com maiores margens de lucro, além de minimizar seus custos.
Embora deva ser aplicado de forma contínua, as técnicas de neurovendas têm o potencial de melhorar favoravelmente seus resultados em datas sazonais como a Black Friday, Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados….
Entretanto, é essencial lembrar que o trabalho não começe nessas datas especiais, mas deve ser desenvolvido repetidamente para ser eficaz e predominante nas escolhas de seu comprador.
Veja abaixo algumas dicas de neurovendas que você pode usar para produzir muito mais vendas ainda este ano.
1). Diálogo com o emocional para ser lembrado pelo consumidor.
O cérebro humano aprende de 2 maneiras:
Repetição e por efeito emocional, é por isso que recomendo que você fale muito sobre seu produto ou serviço.
Faça seu comprador entender as vantagens, faça-o sentir a sensação que seu produto ou serviço pode lhe dar, mostre o contraste, ou seja, mostre evidentemente a diferença que ele terá com e sem seu produto.
Há algumas maneiras de usar o sentimento na comunicação, como trabalhar com conceitos que envolvem a família, animais e momentos memoráveis, como casamentos e férias.
Outro ponto que pode ser explorado é o da doação e das atividades sociais, exemplificando, a caridade ativa o sentimento.
No entanto, preste atenção:
Não faz sentido utilizar este recurso se não for autêntico, passar uma imagem e agir de forma contrária é destrutivo!
Não esqueça que o ato de doar também pode ser utilizado como oferta de materiais gratuitos e econômicos.
Esta técnica é válida e também ativa o sentimento, a confiança e o interesse.
2). Tenha a autoridade
Muito mais do que entender sobre um produto ou serviço, você precisa entender as pessoas.
Os consumidores são cada vez mais exigentes e já vão ao mercado com todas as informações sobre o que estão procurando.
Consequentemente, você precisa transmitir autoridade, para mostrar ao consumidor que você tem um conhecimento gigantesco em seu nicho para produzir confiança, no entanto, lembre-se também que o produto deve realizar exatamente o que você diz que fará ou no futuro seu comprador poderá ir até seu concorrente.
Vou dar a você um exemplo do que me aconteceu:
Recentemente precisei trocar meu celular, fui a uma loja local em busca de um da mesma marca que eu possuía, porém, a loja só vendia uma marca concorrente e não a marca que eu queria.
No entanto, o vendedor passou muita autoridade no que disse sobre esta marca e na verdade me levou numa agradável jornada de compras.
Acabei comprando o celular, porém a experiência posterior que tive com esta marca foi horrível, completamente contrária ao que o vendedor me levou a acreditar, cujo resultado é dizer que no momento não confio neste vendedor, nesta loja e nesta marca para comprar outro celular no futuro.
Portanto, conhecer bem o produto e o serviço; conhecer o comprador e seus desejos; examinar os detalhes e suas vantagens é mais do que uma obrigação.
Saiba que investir na entrega de valor a longo prazo, trabalhar as emoções, pensar em um diferencial, participar de eventos, patrocinar uma equipe local, fazer doações, enfim, explorar tudo o que é positivo e reforçar o posicionamento de sua marca irá gerar muita autoridade para você.
Dicas que ajudam a gerar credibilidade:
- Responder às perguntas dos consumidores de forma imediata, adequada e agradável, mesmo quando falamos de uma reclamação;
- Produzir conteúdo econômico;
- Oferecer resoluções para os inconvenientes que são importantes e que realmente mudam a rotina do comprador potencial;
- Investir tempo, recursos e treinar indivíduos para construir inter-relações de confiança.
3). Use a técnica da escassez
O gatilho mental da escassez é um dos mais poderosos em neurovendas.
Mostrar que existem poucas unidades gera escassez para o comprador o encoraja a fechar o negócio por medo de não as encontrar disponíveis no futuro.
Se um produto ou serviço especifico for mostrado com seu custo limitado no tempo, o consumidor é encorajado a tirar proveito da situação e fazer a compra no mesmo momento.
Essas táticas têm potencial para serem utilizadas tanto no espaço físico quanto no negócio on-line, mas use com cuidado para não causar frustações no seu cliente.
4). Conheça bem sua persona (Avatar)
Uma análise conduzida pela MindMinders sobre o comportamento do consumidor de Millennials (“Millennials ou Geração Y, também chamada geração milenar, geração da Internet ou milenares é um critério sociológico que se refere ao grupo de indivíduos nascidos do início dos anos 80 até cerca do final do século”) revelou que 54% deles, se têm alguma dúvida, preferem pesquisar em seu celular ao invés de perguntar aos vendedores.
Além disso, 61% preferem procurar promoções e informações na Internet, em vez das que estão nas lojas.
uma dica que vou te dar aqui é que a principal característica do consumidor 3.0 é que geralmente as dúvidas não variam muito para um mesmo produto/serviço.
Por esta razão, é essencial saber quais são estas dúvidas e colocá-las relacionadas à apresentação do produto além claro, de também conhecer todas as informações relacionadas a estas dúvidas, evite que seu cliente perca o foco, desviando a atenção na busca de informações, esteja ao lado dele nesta jornada.
5). Tenha empatia
Tenha em mente que a população é bombardeada diariamente por uma magnitude gigantesca de conteúdo.
Uma pesquisa produzida pela Microsoft em 2015 mostrou que a função de atenção dos seres humanos é de 8,25 segundos, logo atrás da função de atenção média valorizada pelos cientistas de um peixe-dourado.
Neste cenário, a probabilidade de manter a atenção de um comprador é fundamentalmente exclusiva, e é por isso que as técnicas de neurovendas, têm a capacidade de tornar seu negócio muito mais lucrativo.
As pessoas fazem escolhas e o que acontece nos instantes dessa ação é uma questão profunda de empatia, ou seja, precisamos nos colocar realmente no lugar do comprador e sentir suas “dores” para compreender que soluções devemos tomar, ao conhecer o comprador, entendemos o que ele quer.
6). Conte histórias
Quem não gosta de uma boa história?
Saber o que levou uma pessoa de sucesso de um lugar específico para outro ou entendendo o que aconteceu em um evento específico, a curiosidade e o interesse pelas histórias chegam naturalmente às pessoas.
Usar a narrativa para contar uma história é uma forma de engajar seu consumidor, e ajuda a lembrá-lo de seu negócio, contar uma história ajuda a construir um diferencial.
No conteúdo e na comunicação que você faz com o comprador, você pode usar o recurso de contar histórias, explore isto e você verá como seus consumidores se lemrarão de você com muito mais facilidade, uma história bem contada ficará gravada na mente do seu cliente.
7). Gere valor
Ao vender seu produto ou serviço mostre um efeito dos seus esforços e não mostre que quer e precisa vender.
Quanto mais seu cliente perceber que sua intenção é vender, piores serão seus resultados.
O consumidor mudou e hoje quer ver custo e diferencial em tudo o que compra.
Portanto, uma vez percebido que você está apenas buscando obter lucro eles fogirão de você.
Assim, a melhor maneira de cativar o público e ganhar fãs que se tronarão consumidores a médio e longo prazo é gerando valor a eles.
Responder às perguntas-chave, divulgar os resultados reais, reforçar as vantagens, oferecer resoluções simples e rápidas é essencial.
Em resumo, explore informações construtivas e a educação do comprador relacionadas ao que você oferece e não ao produto ou serviço em si.