O loop hipnótico é um processo mental e fisiológico que acaba alterando a noção de realidade da pessoa gerando uma experiência física ou psicológica.
Uma maneira de gerar um estado hipnótico sem a necessidade da pessoa fechar os olhos e entrar no transe de maneira tradicional, onde uma ação influencia e potencializa uma próxima ação, a homoação e heteroação que acontecem o tempo todo.
O Loop hipnótico é um dos pontos mais importantes da hipnose, criado pelo hipnotista James Trip, esse loop é formado por quatro estágios que se completam sistematicamente são eles:
A crença, a imaginação, a fisiologia e a experiência.
A crença impulsiona a imaginação, a imaginação trabalha na fisiologia para que percebermos algo externo, esses estímulos gerados pela fisiologia são processados, e geram uma experiência que por fim leva a uma experiência real, e a experiência confirma a crença e assim o loop se inicia novamente.
A crença:
É aqui que se define o sucesso ou fracasso, nosso cérebro trabalha em uma lei muito básica: A lei do pensar e do prover.
A imaginação:
Nossa mente é capaz de imaginar qualquer coisa, quer seja um poder oculto até a energia que de tudo emana.
Muitas vezes a imaginação se transforma em crenças e você passa a acreditar que aquilo é real e verdadeiro.
A fisiologia:
Se você acredita que algo é real, então sua mente procura uma maneira de confirmar que esta crença é real, mesmo que para isso ela tenha que criar uma experiência fisiológica que confirme isso.
A experiência:
Você acredita que sua mão esteja colada em uma mesa, o fato de você acreditar que está colada na mesa, faz a mente imaginar isso gerando estimulos fisiológicos que consequentemente irá encontrar uma maneira de confirmar isso criando a experiência, assim não conseguirá mexer o braço.
Diante disso podemos dizer que o cérebro trabalha com base nas lembranças, experiências vividas, prevendo possibilidades futuras, avaliando e julgando tudo num processo imaginativo.
A imaginação então irá potencializar essa experiência vivida, pois tudo que você busca o cérebro traz alguma coisa, e com isso, a crença de que tudo está acontecendo aumenta.
A pessoa pode entrar nesse loop por qualquer caminho, tudo alimentado na expectativa de que algo incrível está para acontecer.
Quanto mais alimentado esse loop, melhor resposta o sujeito terá para as sugestões, o importante é a pessoa sempre ter aquele frio na barriga de imaginar o que está para acontecer, por isso usamos tantas contagens e frases criadas de maneira a deixar a expectativa cada vez maior.
Vou te explicar melhor no processo abaixo como um teste para você entender melhor:
Sabendo do poder da crença, descubra uma crença da pessoa e a use a seu favor, mas é preciso que e acredite e confie em você.
Pergunte:
A) – Você acredita no poder da imaginação? Se ele responder sim, você irá usar isso.
B) – Então você acredita que a imaginação pode exercer uma grande influência em nossa realidade? (Isso irá fortalecer a crença).
Obs.
Só use algo se a resposta for SIM. Mais ou menos ou talvez não serve, por que quando se responde SIM, se compromete com a resposta.
Lembre-se a pessoa precisa crer no processo que você irá utilizar e precisa confiar em você.
Neste sentido antes de qualquer ação acredite em você mesmo, isso irá gerar uma fisionomia, um tom de voz e uma energia de confiança.
Se você não acredita em você mesmo, quem irá acredita então?
O loop hipnótico:
Você já descobriu a crença chegou o momento de iniciar o loop hipnótico.
Peça que coloque a mão sobre uma mesa então concentre em um ponto na mão, descreva uma experiência sensorial, peça para que olhe para mão.
Começe a induzir um pensamento, uma imaginação Ex:
Enquanto você ouvi o som da minha voz…
Você sente o ar entrando e saindo do seu pulmão…
Imagine o ar circulando por todo seu corpo…
Com os passos acima você já deixou a mente pronta para sert trabalhada, pois criou uma confusão sensorial, então começe a traçar uma nova realidade usando a crença e a imaginação.
Para entender melhor, inicalmente foi feito uma confusão sensorial, depois traçou a nova realidade usando a crença e a imaginação.
Feito isso você estará moldando a imaginação que irá trabalhar na fisiologia gerando estímulos que serão processados, e assim trazendo uma experiência real que irá confirmar a crença e assim o loop se inicia novamente.
A homoação e heteroação acontecem o tempo todo.
Entender o loop hipnótico irá facilitar muito para entender como o processo hipnótico funciona.
Essa é à base da hipnose.
Veja no vídeo abaixo o teste da mão de borracha feita pelo The History Channel Brasil:
Arthuro Monteiro/ Hipnoterapeuta
Hipnose clínica