A mente opera em algumas regras muito especificas, onde todo pensamento ou ideia provoca uma reação física.
A mente, como o resto de todo o mundo, opera em algumas regras muito especificas. O hipnólogo que conhece e entende essas regras mentais terá adicionado a sua caixa de habilidades, novas ferramentas que trará resultados transformacionais excelentes.
Regra da mente número um:
Todo pensamento ou ideia provoca uma reação física. Seus pensamentos podem afetar todas as funções do seu corpo, por exemplo a preocupação desencadeia mudanças no estômago, que com o tempo pode levar a úlceras. Pensamentos de raiva estimulam as glândulas adrenais e aumenta a adrenalina na corrente sanguínea, provocando várias mudanças no nosso corpo. Pensamentos como ansiedade e medo, acabam afetando sua taxa de pulsação. Ideias e pensamentos que tem um forte conteúdo emocional quase sempre chegam a mente inconsciente, porque é a mente que está sentindo.
Uma vez aceito, essas ideias continuam a produzir a reação no corpo, outra e outra vez. A fim de eliminar ou alterar a reação negativa do corpo, é preciso alcançar a mente inconsciente e mudar a ideia responsável pela reação indesejada.
Regra da mente número dois:
O que a mente espera que aconteça tende a ser realizado. O cérebro e o sistema nervoso respondem apenas a imagens mentais. Não importa se a imagem e autoinduzido ou do mundo exterior. A imagem mental formada torna-se o esboço ou o projeto, a mente inconsciente usa todos os meios a sua disposição para realizar o plano. A preocupação por exemplo é uma forma de programar uma imagem que não queremos, mas o inconsciente age para cumprir essas imagens.
“As coisas que eu temia vieram sobre mim. ”
Muitas pessoas sofrem de ansiedade crônica, que é simplesmente a expectativa de que algo terrível vai acontecer com eles. Por outro lado, todos conhecemos alguém que parece ter um “botão magico”.
Que estão sempre felizes e de bem com tudo. O que eles tem não é uma atitude mental positiva, mas uma expectativa mental positiva, outra forma de dizer isso é que nos tornamos aquilo que pensamos! Nossa saúde física depende muito da nossa expectativa mental.
Médicos reconhecem que, se um paciente esperar ficar doente ou mesmo morrer, a condição esperada tende a ser realizada. Aqui é onde a hipnose pode se tornar a ferramenta para remover desânimos e atitudes negativas e trazer uma expectativa positiva mental.
Regra da mente número três:
A imaginação é mais poderosa do que o conhecimento quando se lida com a sua própria mente ou a mente de outro. A razão é facilmente anulada pela imaginação. E por esse motivo que algumas pessoas ficam cegas quando se apressam em algum ato irracional ou alguma situação. Crimes violentos com base no ciúmes são quase sempre causados por uma imaginação hiperativa. Qualquer ideia acompanhada por uma forte emoção, como raiva, ódio, amor, ou a nossa política ou crenças religiosas geralmente não podem ser modificadas através do uso da razão. Na utilização de hipnose, podemos formar imagens na mente inconsciente, e pode remover ou corrigir velhas ideias.
Regra da mente número quatro:
Uma vez que uma ideia foi aceita pela mente inconsciente, permanece até que seja substituída por outra ideia. Uma vez que uma ideia foi aceita, ela tende a se tornar um hábito fixo de se pensar. Isto é como os hábitos são formados. Primeiro, há um pensamento e depois a ação. Por exemplo, algumas pessoas acreditam que em momentos críticos devem ter um copo de uísque para deixar os nervos estáveis para que ele possa passar por aquilo de forma eficaz. Isso não é o correto, mas a ideia de isso acontecer é um hábito fixo de pensamento.
Haverá sempre oposição a substituir para uma ideia correta, mas não importa se estão fixas essas ideias ou por quanto tempo elas permaneceram, independentemente elas podem ser alteradas com a hipnose.
Regra da mente número cinco:
Cada sugestão atendida cria menos oposição as próximas sugestões. Uma vez que um hábito e formado torna-se mais fácil de seguir e mais difícil de se quebrar. Em outras palavras, uma vez que uma sugestão foi aceita por sua mente inconsciente, se torna mais fácil para as próximas sugestões a serem aceitas e postas em pratica. É por isso que, quando você esta apenas começando com a auto hipnose, sugerimos que comece com sugestões simples, quando essas sugestões forem seguidas, você pode passar para sugestões mais complicadas.
Hipnotizadores de palco sabem muito bem essa regra.
Regra da mente número seis:
Um sintoma emocional induzido tende a causar mudança orgânica se persistir por tempo suficiente. Essa regra foi reconhecida por muitos respeitáveis homens e mulheres médicas que mais de 70% das doenças humanas são mais funcionais do que orgânicas.
Isto significa que a função de um órgão ou de outra parte do corpo pode ter sido interrompido por uma reação do sistema nervoso por causa de ideias negativas no inconsciente. Somos uma mente em um corpo e os dois não podem ser separados. Portanto, se você continuar a temer problemas de saúde, falar constantemente sobre o seu “estômago nervoso” ou “dores de cabeça tensionais”, em algum tempo, mudanças orgânicas iram acontecer.
Regra da mente número sete:
Ao lidar com a mente inconsciente e suas funções, o maior esforço consciente, trará menor a resposta do inconsciente.
Isso prova por que “força de vontade” realmente não existe”!
Se você teve insônia, você aprendeu a lei do efeito contrário. Isso significa que, quanto mais você tenta, mais difícil torna-se. Quanto mais você tenta ir dormir, mais desperto você se torna.
A regra é: “Ao lidar com a mente inconsciente, vá com calma”.
Com a sua fé em aumentar o seu poder sobre sua mente inconsciente, você aprende a “deixar acontecer” ao invés de tentar “forçar a acontecer”.
Algumas pessoas estão tão mal que querem ajudar acontecer. Isso mantem a mente ativa e consciente, qualquer profundidade de transe torna-se impossível de alcançar. A compreensão e implementação dessas leis mentais fará sua sessão de hipnose muito mais produtiva. Explique para seus clientes, de a eles a expectativa mental positiva que é obrigatório para um excelente resultado.
Arthuro Monteiro
Master Hipnoterapeuta
Hipnose Clínica